top of page

Iluminação Natural

  • Foto do escritor: Hugo Gleven
    Hugo Gleven
  • 23 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Na última semana, falamos sobre os benefícios da Iluminação adequada em ambientes internos. Entretanto, na hora de pensar um projeto de iluminação, em boa parte das vezes, alguns clientes e profissionais da área priorizam um trabalho com, por exemplo, luzes artificiais variadas, fazendo com que as influências do meio ambiente não sejam aproveitadas de forma positiva.


Além de ser uma forma de sustentabilidade, economizando energia e dinheiro, a luz solar proporciona bem-estar e mais saúde para os moradores. Deste modo, a utilização da iluminação natural nada mais é que a utilização da luz solar. Mas como podemos utilizar a luz solar em ambientes internos de um imóvel com um bom aproveitamento?

Primeiramente, é fundamental uma análise da posição do terreno em relação ao Sol. Essa análise indica a direção do sol ao nascer e ao se por, e a partir dela podemos traçar as melhores soluções para que a luz tenha uma boa profundidade no ambiente, a duração desejada e que mantenha a intensidade.


A incidência, projeção e intensidade da luz solar será diferente conforme a localização do projeto no globo terrestre e sua disposição. Em alguns lugares será preciso se proteger da luz solar, enquanto em outros é necessário aumentar a nossa exposição a ela. Sendo assim, não convém imitar elementos ou estilos de construções de outros lugares.

Neste ponto, outros fatores além da iluminação serão afetados como, por exemplo, a temperatura. Não é o tópico tratado neste texto, mas, apenas para exemplificar, imagine uma residência com suas janelas voltadas para a direção onde o sol se põe. Se essa edificação for localizada em um lugar frio, aquecerá o cômodo, entretanto se for localizada em um lugar quente, esquentará ainda mais o cômodo.


Como dito anteriormente, a iluminação natural bem aproveitada é benéfica de diversas formas:

• Quanto ao Conforto, os benefícios abrangem tanto o visual quanto o térmico. A luz solar torna o ambiente mais agradável, pois sua iluminação com tom branco amarelado (proveniente da radiação branca filtrada pela atmosfera) proporciona bem-estar. O segundo benefício depende de várias nuances e de um projeto bem estruturado. Um ambiente já quente pode se tornar uma estufa caso tenha a incidência errada de luz solar. O mesmo ocorre no caso contrário, quando o ambiente é frio e ficará ainda mais caso possua incidência incorreta.

• Tratando da Economia, aproveitar a luz natural a conta de energia diminui consideravelmente já que, as lâmpadas, serão menos utilizados. Um benefício que afeta não só a sustentabilidade quanto seu bolso.

• Outro benefício da iluminação natural é a Saúde. Além de regular nosso ciclo biológico, é a partir dela que conseguimos produzir a vitamina D, uma das vitaminas mais importantes para a nossa saúde.

• Para finalizar, a Produtividade em ambientes profissionais pode ser aumentada caso haja a iluminação adequada. Essa produtividade vem de diversas formas, tanto biológica quanto psicológica. A luz solar aumenta a criatividade, deixa as pessoas mais otimistas e melhora a disposição.


A seguir, algumas formas de se captar e utilizar a luz solar:

Esquadrias: O meio mais fácil de se captar luz solar é através de esquadrias (portas e janelas), por isso é a mais utilizada. Com apenas a abertura de um vão simples já é possível instalá-las. Mas, claro, com um pouco de criatividade podem mudar toda a estética do ambiente.



Jardins De Inverno: Jardins de inverno oferecem uma ótima alternativa para um projeto sem espaços laterais para a abertura de esquadrias, além de ser uma ótima área para paisagismo.






Iluminação Zenital: A iluminação zenital é a iluminação a qual a luminosidade entra no ambiente através da cobertura. Pode ser subdividida de diversas formas. As mais utilizadas são:

• Sheds: São aberturas para apenas uma direção, no topo da cobertura.

• Lanternin: Semelhantes aos sheds, sua diferença se dá por possuir duas aberturas em faces opostas no topo da cobertura, ao invés de apenas uma.




• Clarabóia: Clarabóia, de forma simplificada, se trata de esquadrias no teto. Aberturas na cobertura preenchidas por algum material translúcido, geralmente vidro temperado.





Light Shelves: São prateleiras de luz montadas de forma que reflitam a luz solar para o teto do cômodo, evitando assim a incidência direta no ambiente.




Iluminação tubular solar: Consiste em um tubo cilíndrico, revestido internamente com material refletivo, que capta os raios do sol e direciona até o ambiente a ser iluminado.




Existe também esse modelo de baixo custo utilizado em zonas rurais e regiões interioranas.

Para extrair o máximo da iluminação natural, utilizando a melhor opção, converse sempre com um profissional.

 
 
 

Comentários


Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page